Os meios de comunicação têm um impacto imenso sobre as pessoas, as informações transmitidas através deles alcançam resultados tanto no âmbito moral quanto no social. E ao longo das transformações que foram sofridas pela sociedade, esses meios foram sendo modificados e moldados de acordo com as necessidades da população.
Durante grande parte da história, os jornais se consolidaram como mídia detentora de conteúdos e traziam informações de todos os tipos para a população. Não era incomum serem vistos anúncios dos mais variados tipos em cadernos e sessões especiais, por exemplo, o que garantia visibilidade e destaque em meio às pessoas.
Os classificados se destacaram bastante nesse período, como uma alternativa eficaz para anunciar produtos, bens e imóveis. Aliás, quando o assunto é o mercado imobiliário, essa sessão sempre se mostrou importantíssima, visto que trazia sempre boa visibilidade por parte de leitores interessados.
No entanto, com o passar do tempo, com o surgimento de outras plataformas de comunicação e mídia, os classificados vêm perdendo o brilho e cedendo lugar à dúvida: será que realmente vale a pena investir no anúncio de imóveis em classificados hoje em dia? Para saber a resposta, é preciso analisar outras maneiras de anunciar.
Primeiro é importante analisar qual a sua intenção em veicular o anúncio: vender/alugar ou apenas divulgar sua marca? Essas duas ações são diferentes e provocam reações igualmente distintas. No caso da primeira, a função é realmente concretizar a transação, enquanto o segundo tem a intenção de fazer com que a empresa fique na mente das pessoas, seja lembrada para quando os clientes desejarem concretizar uma compra, que essa ação seja feita com a marca em questão.
Caso sua intenção seja divulgar um imóvel para vendê-lo, ao observar mídias como a internet, anúncios em panfletos e os classificados, observa-se que a procura por imóveis não costuma mais acontecer em jornais como antes, principalmente se lidamos com pessoas que procuram algo de imediato.
Atualmente, os aplicativos de imóveis têm se demonstrado uma alternativa com melhor custo-benefício e retorno rápido, do que outras mídias, como os classificados.
A pesquisa sobre anúncios de imóveis aparecem em menor expressividade em jornais, o que nos faz concluir que anunciar imóveis em jornais não é algo que vale a pena como antes. Isso se deve a modernização, rapidez na divulgação de informações e mudança no perfil de público que não costuma ler os cadernos como antes. Nesse caso, os aplicativos estão se tornando alternativas prontas para ganharem esse espaço.