Construir um imóvel pode ser desafiador para muita gente, um grande passo e um sonho para muitos.
Para que tudo ocorra sem muitos problemas e da forma certa, é necessário saber quais são os documentos básicos necessários e exigidos quando o assunto é a construção de uma casa.
Matrícula do imóvel
Documento que comprova se o imóvel está devidamente registrado, ou que o terreno em que vai construir está regularizado.
Verifique se o espaço tem uma matrícula registrada no cartório de imóveis da sua cidade.
Alvará de construção emitido pela prefeitura
O terreno e o tamanho da construção devem seguir as regras do município em que ele se encontra. O responsável pela obra ou a construtora deve entregar o projeto na prefeitura da cidade.
Se tudo estiver certo e o projeto for aprovado, o alvará será emitido. O alvará é indispensável para iniciar a construção de um novo local.
ART – Anotação de Responsabilidade Técnica
A Anotação de Responsabilidade Técnica deve ser apresentada à prefeitura pelo engenheiro ou arquiteto que fez o projeto. O plano de construção também deve ser apresentado.
O documento prova a ligação entre ele e a obra, e o próprio profissional é quem faz. É importante que o dono da casa confira se a ART foi devidamente entregue.
Habite-se da obra
Já no fim da realização da obra a prefeitura faz uma vistoria no imóvel para saber se as regras locais foram seguidas corretamente.
Com tudo em ordem, a prefeitura deve emitir o Habite-se, que nada mais é que o certificado de conclusão de obra.
Registro de imóvel
Após a emissão do Habite-se e com a planta do imóvel construído em mãos, o proprietário deve passar em um cartório de registro de imóveis próximo do local, para realizar o registro da construção de uma casa no terreno em questão.
Cadastro do imóvel na prefeitura
Para finalizar, é necessário ir até a prefeitura para que a casa esteja totalmente legalizada e para que receba um número de cadastro.
Em alguns cartórios pode ser pedido o cadastro antes de registrar o imóvel, já em outros, o registro pode ser feito primeiro.