Se você já tentou investir no mercado imobiliário sabe que não é preciso ser um profissional da área para alugar um apartamento, vender um terreno ou comprar um imóvel. Entretanto, também não é possível entrar nesse tipo de negócio sem entender as regras do mercado, saber da legislação e documentação necessária para fazer uma negociação segura.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda se aventuram nesse mercado e acabam sofrendo golpes, perdendo oportunidades e fazendo negócios que não o protegem em todos os fatores. Por isso, reunimos algumas das principais dúvidas da população que tem interesse por essa área e trouxemos algumas respostas para você.
Primeiro, o mais importante: nem todo financiamento é igual. Cada acordo tem as suas condições, juros e prazos, e isso influencia muito no seu caso. Se o financiamento foi feito a um bom tempo, é provável que os juros sejam mais baixos do que o mercado pratica atualmente, considerando todas as variáveis do mercado.
Ou seja, acaba se tornando vantajoso manter um financiamento antigo, pois ele é mais barato e pode trazer mais benefícios. Portanto, em linhas gerais, alugar esse imóvel no final de um financiamento não é a melhor opção de investimento.
Apesar da mudança do mercado, influência das taxas internacionais e crises financeiras, o mercado brasileiro tem o hábito de não mexer muito nos preços, principalmente quando o assunto é redução. Na economia, esse conceito é conhecido como “rigidez de preços”. Entretanto, quando os preços não abaixam, o que acaba por cair é a quantidade de negócios realizados, o que faz o mercado perder liquidez.
Com a relutância do mercado imobiliário em baixar preços, é isso que está acontecendo com o Brasil. Assim, é difícil fazer previsões sobre diminuição de preços aqui.
Novas dúvidas podem surgir com o ganho de outras informações, por isso voltamos mais na frente com outras dúvidas constantes sobre o mercado imobiliário. Também tem uma dúvida? Entre em contato conosco!