Como administrar imóveis?

Queda nos preços dos imóveis em 17%
5 de janeiro de 2018
Financiamento imobiliário fica mais barato em 2018
20 de janeiro de 2018

A boa administração de um imóvel exige cuidados, preparação e bom conhecimento do mercado. Para que dê certo e produza bons frutos é preciso aliar conhecimentos sobre o mercado imobiliário com técnicas de gestão para saber lidar melhor com esse setor tão peculiar.

Se sua intenção é colocar um imóvel para locação, trouxemos algumas dicas muito valiosas e que poderão ajudá-lo a tornar essa tarefa mais prazerosa, produtiva e rentável.

Não adianta nada ter um belo imóvel para locação e não divulgá-lo para pessoas que possam esta interessadas! Por isso, com relação à divulgação do imóvel, experimente utilizar novas plataformas como sites especializados e aplicativos para celular, que juntos conseguem direcionar melhor a venda para compradores em potencial com um perfil mais próximo ao desejado por você.

Ao começarem os contatos, seja franco e honesto, sempre passando com educação as informações necessárias. Novas propostas também podem ser conversadas e discutidas.

Antes de fechar qualquer negociação, peça a documentação necessária aos interessados na locação e faça uma análise de cadastro. Acompanhar o possível contratante na visita de vistoria à casa ou apartamento também é algo importantíssimo nesse processo. Ouça o que ele tem a dizer e utilize as opiniões emitidas como algo positivo.

Outra coisa importante ao se realizar essa negociação é ter em mente que ela deve ser feita com o máximo de profissionalismo e rigor perante a lei.  Compreender que os contratos de locação são realizados de maneira mais explicativa, ou seja, devem contar tudo o que o inquilino pode ou não fazer em um documento, assim como os seus prazos para pagar determinadas parcelas. Embora muitos ainda entendam esse processo como algo que pode ser feito na informalidade e na base da conversa, é de extrema importância que tudo seja acertado antes para que problemas futuros sejam evitados.

Além de atividades que podem ou não ser realizadas dentro do apartamento ou casa a ser alugada, estabeleça no contrato uma data de encerramento dele ou renovação, para que nada se torne irregular por falta de organização nesses âmbitos.

Outra dica importante é organizar e ter com você documentos do seguro-fiança e do fiador, já que o imóvel precisa estar sempre em dia com suas obrigações perante órgãos públicos. Qualquer contrato e transação relacionada a imóveis se torna mais fácil a partir da organização desses dados.

Por fim, mantenha-se sempre organizado e atento às oportunidades. Com bons planejamentos e contratos estruturados, será possível vencer qualquer crise e se manter firme a despeito de problemas no mercado.