As novas formas de tecnologia que surgem no mercado imobiliário impulsionam os investimentos nessa área ao proporcionar novos métodos inovadores e mais eficientes desde a construção, compra e busca dos imóveis, até as soluções dos próprios empreendimentos nessa área. Dessa forma criam tendências e buscam proporcionar facilidades na intermediação entre cliente e corretor.
Ferramentas tecnológicas de como avaliar imóveis ajudam os corretores na captação de novos clientes ao possibilitar uma comunicação mais dinâmica e direta entre eles, auxiliando na transmissão das informações dos imóveis. Bons exemplos dessa vantagem comunicativa são os aplicativos de cartões de visita por e-mail e os que armazenam os documentos dos imóveis captados. Dessa forma, o trabalho do corretor se torna bem mais efetivo e rendoso.
Já os clientes se beneficiam por meio da busca facilitada de imóveis. Os aplicativos de localização geográfica já estão em uso, e por meio deles os clientes obtêm uma nova ferramenta na busca de imóveis concentrados na área ou região de sua preferência.
Além dos aplicativos, tecnologias mais sofisticadas como óculos de realidade virtual, drones usados na captação de imagens aéreas, aplicativos de como administrar imóveis e vídeos panorâmicos conferem aos clientes mais informações sobre o imóvel em que está interessado.
No Brasil, a expectativa é que os investimentos nessas tecnologias aumentem cada vez mais, uma vez que não aumentam o custo final do cliente e possuem custos baixos para as imobiliárias, de forma a configurar um bom e rentável investimento.
Há ainda a tendência de que novas tecnologias, ainda mais inovadoras surjam no país num período de curto prazo. Além de congregar maior valor aos serviços oferecidos pelas imobiliárias, as tecnologias usadas nesse ramo valorizam os imóveis aumentando os retornos nos investimentos imobiliários.
Outra tendência no mundo imobiliário é a automação. Apesar de apresentar várias possibilidades na sua implementação, não é tão procurado por apresentar um alto custo de instalação no Brasil. Luzes com sensores de presença ou que acendem via Wi-Fi, câmeras de segurança controladas por vídeo, e eletrodomésticos que funcionam através de comandos administrados por meio de aplicativos são alguns dos exemplos de automação já presentes no Brasil.
Essas novas possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais renovam constantemente o mercado imobiliário, afetando o comportamento dos clientes e suas exigências. Portanto, manter-se à frente do mercado e se adaptar as mudanças são imprescindíveis na optimização dos serviços imobiliários. Para conhecer melhor as técnicas de como avaliar imóveis de maneira aprofundada, porém didática, adquira o livro: Avaliação de Imóveis – Teoria e Prática clicando aqui.