Como avaliar imóveis?

Financiamento imobiliário fica mais barato em 2018
20 de janeiro de 2018
Dicas para empreender no mercado imobiliário
2 de fevereiro de 2018

No setor imobiliário, existe um leque imenso de construções para todos os tipos de gostos pessoais. Entre casas e a apartamentos antigos, novos, apertados e espaçosos, realizar uma boa avaliação dos imóveis é algo crucial para saber conciliar as expectativas com o desejo de ter uma casa nova.

Isso acontece, porque é por meio de uma avaliação bem feita que muitos problemas podem ser evitados no futuro como falhas estruturais e de conservação. Quando há um olhar atento ao imóvel, a partir de uma análise crítica dos pontos positivos e negativos do espaço, se torna muito mais conseguir fechar o negócio com uma casa que atenda verdadeiramente às suas expectativas.

Se você deseja aprender algumas técnicas de avaliação e não errar na escolha da casa própria, fique de olho nessas dicas:

Se a sua intenção é procurar por um imóvel novo, atente-se a pesquisa. Ela deve ser a primeira etapa de todo esse processo e discutida em conjunto, se a mudança pretende ser feita em família. O preço de uma habitação varia muito de acordo com sua localidade, por isso, avalie bem qual será a ideal. Construções novas geralmente oferecem alguns benefícios como mais de uma vaga de estacionamento e área de lazer, lembre-se que tudo isso também influencia no valor final! Por último, as contas e documentações também devem ser verificadas.

Se o que procura é uma casa ou apartamento usado, os cuidados na avaliação devem ser redobrados! Alguns deles quando não bem verificados podem resultar em problemas mais graves relacionados à própria estrutura, o que não é bom para quem deseja adquirir um imóvel próprio. Por isso, ao começar a pesquisar, entrar e visitar esses imóveis observe:

A parte estrutural – Isso vale não apenas para problemas aparentes como rachaduras e pontos quebrados, mas também para infiltrações mais discretas e sinais de ferrugem em vigas, que por mais que pareçam simples à princípio, podem resultar em enormes problemas.

Instalações elétricas – Avalie como estão os bocais das lâmpadas, se as tomadas já têm as saídas adaptadas para o novo sistema em vigor e se as instalações elétricas vão precisar ser trocadas.

Parte hidráulica – Observe os registros, torneiras, encanamentos, se eles precisam ser trocados e se apresentam problemas como goteiras. Outro ponto importante é perceber se a água sai limpa das torneiras.

Parte estética – Muitos itens de um imóvel fazem parte da estética, mas merecem igual atenção. Entre eles, pisos quando feitos de madeira podem ser muito bonitos, mas é preciso observar se os tacos estão com os rejuntes preenchidos e não soltando do chão. Armários embutidos também devem ser observados: se não têm cupins, infiltrações ou mofo surgindo deles.

Por fim, mais uma vez, é crucial verificar se as contas e documentações do imóvel usado estão em dia.