Como escolher um bom imóvel para alugar ou comprar

Vantagens e desvantagens de construir uma casa
15 de dezembro de 2018

Pensar bem e escolher o tipo certo de imóvel é um passo importante para quem quer escolher um bom imóvel para comprar ou alugar.

Antes de tudo, para quem não quer ter dor de cabeça com problemas, é importante pensar nos objetivos atuais e futuros, principalmente se a opção for a de compra.

Confira algumas coisas que podem ajudar você a escolher um bom local.

Quantidade de pessoas e tipo de família

Se você mora sozinho e pretende continuar assim por um tempo você pode optar por um espaço menor, o que já não seria uma boa escolha para que já tem ou quer ter uma família.

Fazer um planejamento ou já definir algumas metas relacionadas ao assunto pode te ajudar a encontrar um bom imóvel.

Casa ou apartamento

Independente se você vai comprar ou alugar é importante saber o que vai servir melhor para você, seu estilo de vida e rotina.

Para quem gosta de dar muitas festas, receber muita gente, escutar muita música, comprar ou alugar um apartamento pode não ser a melhor opção, por exemplo.

Se você já tem uma grande quantidade de móveis ou objetos e pretende continuar com os mesmo, também deve analisar e considerar o espaço do local.

Vizinhança

Principalmente para quem pretende comprar uma casa e passar anos no mesmo local, é fundamental analisar bem a vizinhança, serviços e o comércio próximo. Pesquise na internet, converse com moradores da área, procure referências.

Pesquise muito

Para encontrar um bom imóvel é preciso muita pesquisa. Não queira resolver tudo muito rápido, pois achar um lugar ideal para você ou sua família pode levar um tempo.

Olhe sites na internet, procure corretores, utilize aplicativos.

Visite os lugares

Achou um imóvel interessante? É fundamental visitar o lugar e analisar todos os principais pontos como tempo de construção, estado de conservação, paredes, portas, telhado. Veja se é um lugar já pronto para morar ou se precisa de pequenas reformas e reparos.