Consórcios imobiliários valem a pena?

Cuidados na hora de comprar um apartamento na planta
14 de novembro de 2017
Fatores para atentar na compra de um apartamento usado
28 de novembro de 2017

O consórcio surgiu como uma opção de crédito imobiliário para compradores que não possuem meios de realizar o pagamento à vista e não querem financiar o imóvel. Ao adquirir uma cota, os investidores passam a arcar, todos os meses, com parcelas definidas até um determinado período. Uma ou mais pessoas são contempladas com uma quantia pré-estabelecida necessária para comprar o imóvel de sua escolha em sorteios realizados mensalmente, até o prazo final.

O consórcio ainda oferece algumas outras vantagens, como facilidade na aquisição da cota, sem necessidade de comprovação de renda e ausência de taxas de juros, apesar de apresentar custos extras como a taxa de administração, o que ainda não encarece a compra acima dos valores de financiamento.

O valor do imóvel será 100% quitado no momento da compra, habilitando o comprador com poder de negociação equivalente ao do pagamento à vista.

A modalidade ainda oferece flexibilidade na escolha do produto final que será adquirido. Uma vez que o comprador for sorteado, ele poderá investir em qualquer imóvel, contanto que continue no segmento imobiliário. Por isso, se o investidor entrar no consórcio com o interesse de adquirir uma casa, mas estiver interessado em um apartamento no momento em que for sorteado, poderá optar pela sua preferência.

Entretanto, apesar dos benefícios, essa modalidade de investimento imobiliário ainda possui algumas desvantagens que devem ser analisadas com cuidado antes de qualquer decisão.

Uma vez que o investidor começar a participar de um consórcio, se não contar com capital suficiente para fazer um bom lance e conseguir ser contemplado, terá que contar apenas com a sorte para ser sorteado antes do prazo acabar. Por esse motivo, pessoas que possuem urgência de mudança devem pensar duas vezes antes escolher essa opção.

Enquanto espera pelo sorteio, caso o investidor ainda não tenha uma moradia própria, ele terá que arcar com os custos de sua habitação ao mesmo tempo que paga as parcelas do consórcio. Atualmente, o prazo médio de duração do consórcio é de 150 meses.

Estudar as previsões de valorização do imóvel desejado é muito importante, pois o valor final do consórcio pode ser ajustado inferiormente ao da valorização, tornando a carta de crédito insuficiente para a compra.

As condições e necessidades do futuro proprietário irão determinar com maior precisão se o consórcio imobiliário será ou não vantajoso para o seu caso particular, conhecer as vantagens e desvantagens também o ajudará na sua decisão.