Dicas para administração eficiente de imóveis

Lidando com a burocracia na locação de imóveis
23 de fevereiro de 2018
Seis livros que todo corretor deve ler
14 de março de 2018

Administrar um ou mais imóveis é uma atividade que envolve uma série de questões externas. Concorrência, contratos e valores, são algumas delas. Para lidar da melhor maneira com tudo isso, é preciso fazer um excelente gerenciamento feito. Essa não é uma atividade fácil, mas com empenho e dedicação é possível administrar de maneira eficiente, trazendo resultados positivos:

Experiência

Primeiramente é necessário compreender que para se ter um gerenciamento positivo de todas essas capacidades é preciso ser um bom administrador e ter algumas características de liderança em meio à gestão do imóvel. Ou seja, não é algo indicado a ser feito para amadores, mas sim por profissionais da área. Daí surge a enorme quantidade de imobiliárias que administram a locação de diferentes tipos de imóveis.

Resolução de problemas

Além de ter experiência é preciso estar disposto a lidar com problemas. Eles existem e vão continuar existindo, por isso é importantíssimo saber como agir diante dessas necessidades. Caso eles sejam recorrentes em relação a um mesmo assunto, identifique-o e faça reuniões periódicas com a equipe para ter um feedback melhor e saber como lidar com eles.

Organização

Organize seu fluxo de trabalho. Todo o processo deve ser esquematizado para que os resultados e o crescimento apareçam. Mas é claro, precisa-se de consciência para compreender que o sucesso não vem de uma hora para outra, mas precisa de espera a longo prazo. Administrar um imóvel é algo que exige paciência, dedicação e o enfrentamento de altos e baixos.

Na administração de um imóvel, após ser feito o fechamento de contrato, é preciso lidar com diversas atividades. Algumas vão desde a cobrança do aluguel até o acompanhamento de encargos que envolvem a locação, tais como taxas de gás, água, luz e condomínio, reajustes, declaração de rendimentos e emissões de notas ficais. Para não se perder em tudo isso, é preciso muita organização e empenho do administrador para não pular etapas. Recomenda-se a utilização de agendas, planilhas ou aplicativos que devem ser consultados com frequência para não se perder nas datas.

Comunicação eficiente

Para ter uma administração eficiente, organização e comunicação interpessoal eficientes são as principais palavras-chave. Tenha em suas mãos o controle do que pretende fazer e utilize o que tem de melhor para expandir seu atendimento e torná-lo mais otimizado. Utilize-se de técnicas de atendimento e produtividade para que sua equipe trabalhe ainda mais empolgada em busca de bons resultados. Tendo um trabalho consistente é possível passar pelos momentos de incerteza econômica e continuar firme no mercado.