Fatores para atentar na compra de um apartamento usado

Consórcios imobiliários valem a pena?
21 de novembro de 2017
Dicas para uma boa compra no leilão de imóveis
6 de dezembro de 2017

Ao avaliar os imóveis disponíveis no mercado, os futuros proprietários se deparam com diversas opções de escolha. Algumas opções serão eliminadas pela lista de exigência, enquanto outras dependeram das preferências pessoais de cada comprador. Muitos proprietários, quando se veem entre opções de apartamentos novos e usados, acabam optando por adquirir os usados.

Como a maioria dos apartamentos usados oferecem benefícios que comumente os novos não possuem na mesma faixa de preço, como maior metragem e localização em bairros mais conhecidos e consolidados, eles se tornam preferência de compra.

Entretanto, alguns fatores devem ser considerados durante o processo de aquisição desses imóveis, só assim o novo comprador consegue evitar alguns problemas futuros que venham a surgir e podem, consequente, levar a desvalorização do investimento.

Vistoria

A avaliação dos apartamentos, principalmente dos usados, deve ser minuciosa. A vistoria irá confirmar boas condições de uso ou irá detectar defeitos e deteriorações que impossibilitaram a habitação do imóvel.

Entretanto, como a maioria dos proprietários não possui grande conhecimento com a análise de imóveis, alguns danos podem passar despercebidos pelos seus olhos.

Por esse motivo, para garantir uma vistoria eficiente e evitar danos permanentes ao investimento, conte com o trabalho de um profissional. Sua visão técnica irá ajudar a identificar e localizar qualquer avaria no apartamento em questão.

Uma vez comprado o imóvel, o novo proprietário será responsável por todos os reparos necessários, isentando o vendedor de qualquer custo para consertos.

Condomínio

Antes de decidir pelo apartamento, verifique as condições do condomínio. Fatores como funcionamentos dos elevadores, limpeza e condição das áreas de convivência compartilhadas e qualidade da vaga na garagem devem ser avaliadas juntamente com o apartamento.

Uma vez realizada a compra, o proprietário ainda terá que arcar com os custos do condomínio todos os meses, por isso vale a pena checar se seu valor corresponder com os serviços oferecidos.

Vizinhança

Como os apartamentos usados foram construídos a mais tempo, os bairros em que estão localizados já foram consolidados em suas cidades. As informações gerais sobre o bairro serão transmitidas pelo vendedor ou pela imobiliária para o comprador no momento da avaliação e visita ao imóvel.

Entretanto, para conhecer melhor o local no qual irá investir, os compradores devem visitar a vizinhança e observar elementos como movimento de pedestres, tráfego de carros e estabelecimentos comerciais próximos. Dessa maneira conseguirá uma avaliação mais completa do imóvel, o que o ajudará na decisão pela compra do apartamento usado.