O mercado imobiliário encontra-se em constante mudança, devido a mudanças na economia que afetam o ritmo de compras e modelo de negócios vigentes. Entre tantas alterações, algumas tendências começam a se formar para o ano que está por vir.
O ano de 2017 foi marcado por uma leve expansão na economia, com a recepção de maiores investimentos e a volta da intenção de compra demonstrada pelos consumidores. Ao observar a chegada de 2018, o terreno dá indícios de estar preparado para ficar ainda mais aquecido, principalmente ao levar em consideração o volume de empregos que essa área proporciona.
Uma das tendências para o mercado imobiliário em 2018 é a volta dos investimentos realizados pelos brasileiros nesse setor. Em 2017, o crescimento do PIB e a facilitação de financiamento em projetos como o Minha Casa Minha Vida, representaram essa melhora na economia do país que foi refletida no setor imobiliário. No novo ano, o crédito pode ficar ainda mais barato, facilitando muito os financiamentos.
Além de vendas e aluguéis aquecidos, especialistas também apontam a tendência dos consumidores em procurarem por alternativas diferentes aos apartamentos, indicando uma crescente busca por casas, especialmente as de tamanho menor. O perfil mais popular das residências promete atrair consumidores em busca de seu primeiro investimento no ramo.
Com o passar dos anos, percebe-se a burocracia em todos os processos que envolvem a realização de um fechamento de contrato imobiliário. Por causa de tanta demora, a necessidade de modernização fica mais aparente através do desenvolvimento de soluções digitais e seguras. Em 2018, existem perspectivas de que a assinatura digital seja amplamente utilizada em casos como esse.
A realidade virtual também é uma tendência forte e aos poucos apontada como importante para o ano de 2018. A utilização de tecnologias aliadas ao conhecimento e assessoria de um corretor de imóveis qualificado traz mais riqueza de detalhes e imersão para os que pretendem fazer o investimento à distância. Espaços digitalizados com a função de recriar o ambiente em 360° via sites ou mesmo a disponibilidade de óculos de realidade virtual no próprio local com decorações variadas são maneiras de diferenciação que estarão em alta no ano vindouro.
Outra tendência para o próximo ano, fortemente ligada à tecnologia, é o acompanhamento de obras em apartamentos comprados na planta, através de drones. Dessa forma, fica mais fácil para os clientes realizar o acompanhamento da construção, já que os vídeos poderão ser facilmente postados nas redes sociais da construtora.