Seja para alugar, vender ou comprar, na busca por um novo espaço o corretor imobiliário é um profissional indispensável. Com a devida preparação, ele é capaz de fazer todo o intermédio nos procedimentos necessários dando assistência ao vendedor e comprador de maneira adequada. Entretanto, apesar disso, são muitos os que ainda não entendem a verdadeira necessidade desse profissional e questionam se a contratação desse serviço é algo que realmente vale a pena.
Ao longo da história do Brasil, os corretores de imóveis percorreram um longo caminho até obterem o reconhecimento de profissão oficial. Especialmente no período do êxodo rural, muitos saíram de suas casas no interior em direção às grandes capitais. Foi então que os primeiros corretores imobiliários começaram a surgir, com o papel de serem intermediadores nessas compras. Esses homens estudavam um pouco sobre as peculiaridades de cada ambiente e suas características principais.
Foi somente em 1942 que o Ministério do trabalho, vendo que a atividade tinha ligação direta com a construção civil e seu desenvolvimento, oficializou o nome da profissão para corretor de imóvel. Hoje, para exercer a função de corretor é preciso que o profissional tenha um registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Esse cadastro garante mais segurança e é exigida por lei, sendo indispensável em transações de compra, venda ou aluguel, assim como em qualquer documentação.
O bom corretor sabe da seriedade que é investir em um imóvel e que esse ato pode causar mais transtornos do que compras comuns. Dessa forma, ele guia seus clientes da melhor maneira possível a um entendimento do que pode se encaixar melhor em suas necessidades. Ele deve ajuda-los a obter o máximo de qualidade e apresentar algo que supere suas expectativas otimizando o tempo e valorizando as características do espaço.
O corretor é um profissional imprescindível porque ele traz grandes conhecimento sobre o local em que o imóvel está situado, além de ter uma percepção atualizada sobre valores do mercado. Ele é capaz de avaliar com cuidado o espaço em questão, além de entender a legislação imobiliária. Com ele é muito mais fácil conseguir o imóvel que se deseja, pois através do seu entendimento do assunto é possível escolher algo que realmente se encaixe em sua necessidade.