3 dicas práticas para a orientação de um aluguel

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Como corretor imobiliário, é preciso estar preparado para exercer diferentes atividades. Dentre elas, uma das mais básicas é a realização da orientação ao cliente.

Quando o cliente está em dúvida ou ainda não sabe que caminho seguir em relação a um imóvel, se vai vendê-lo ou colocá-lo para aluguel, é importantíssimo que o corretor saiba orientá-lo da melhor forma, para que tome a decisão que se encaixe melhor com relação às suas expectativas, necessidades e poder financeiro.

Antes de decidir alugar o próprio imóvel, muitos clientes chegam ao corretor carregados de ansiedade e dúvidas. Por isso, hoje daremos algumas dicas práticas para que a sua orientação ao consumidor se torne o mais útil possível. Confira:

Dica 1 – Entenda o que o consumidor precisa (financeiramente falando!)

Alugar e vender são atividades distintas e, por consequência, também geram dinheiro de maneiras diferentes. Falando de maneira de maneira mais prática, quem tem um imóvel e decide vender, geralmente precisa do dinheiro com mais urgência, em curto prazo. Já quem opta por alugar terá o dinheiro após algumas reformas, meses de aluguel, ou seja, em longo prazo. Converse sobre esse fator com o seu cliente. Se ele demonstrar que deseja o retorno financeiro com mais urgência, talvez o aluguel não seja a melhor opção.

Dica 2 – Analise friamente o mercado

Se o cliente propuser a opção de alugar, separe um tempo para analisar o mercado e o seu imóvel: veja como estão as perspectivas para os imóveis naquele bairro e cidade em questão, como está a avaliação atual do imóvel, se o ambiente demonstra crescimento, se vale a pena investir… Enfim, são muitos os fatores em jogo que precisam ser analisados com cuidado para se fazer um bom negócio no futuro.

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Dica 3 – Explicite as responsabilidades em jogo

Após todas essas conversas e análises, o cliente optou por alugar o imóvel? Antes de organizar os papéis, lembre-o das responsabilidades em jogo a partir de agora. Tudo isso é importante para esclarecer dados e tornar o cliente mais informado sobre os processos existentes em um aluguel.

Ele precisa saber que além de participar da mediação do local e do contato com o inquilino, talvez seja necessário fazer uma reforma no ambiente ou algumas manutenções no espaço ao longo do tempo. O alerte também sobre taxas e impostos obrigatórios que deverão ser honrados, principalmente se não tiverem inquilinos no imóvel no período citado.